Para milhões de fiéis que lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano, para assistir a primeira celebração da Missa do Galo pelo Papa Francisco, o Pontífice disse: "Jesus é a luz que dissipa as trevas". A celebração teve início às 21h30min (18h30 horáio de Brasília) abre o calendário natalino no Vaticano. A homília pronunciada pelo Papa teve como tema o nascimento de Jesus, celebrado na data festiva pelos católicos.
A celebração, em homenagem à data mais importante do calendário católico, contou com preces e muitos cânticos em latim. Durante todo o tempo o Papa Francisco manteve uma expressão de muita seriedade. O Pontífice também comentou sobre os termos "caminhar" e "ver", afirmando que: "a identidade dos crentes católicos é ser peregrinos rumo à terra prometida". E disse ainda: "também em nossa história pessoal se alternam momentos luminosos e obscuros, luzes e sombras".
1 / 26
Incenso da Missa do Galo foi fabricado no Brasil
A fórmula do incenso é um segredo muito bem guardado pelo empresário Martinho Rocha, que conta que teve uma inspiração para criá-la - "acordei de madrugada com ela pronta". Com a matéria-prima importa da África e Oriente Médio, Martinho faz uma mistura que, segundo ele, simboliza a união dos povos. A rosa, por exemplo, é uma referência à Nossa Senhora, santa de devoção do Papa. O empresário ficou sabendo que o incenso produzido no seu laboratório seria usado na Missa do Galo quando esteve no Vaticano, recentemente.
Inauguração de presépio abre as comemorações no Vaticano
A obra foi uma criação do artista napolitano Antonio Cantone, com figuras que chegam até dois metros de altura, feitas em terracota. O cardeal Giuseppe Bertello lembrou que é uma tradição para os romanos e para os peregrinos o momento de celebração natalina no Vaticano, considerando a celebração como um "momento de alegria e esperança".
Este ano, o presépio foi montado junto ao obelisco da praça e tem como tema "Francisco 1223-Francisco 2013". A frase é uma referência à São Francisco de Assis, santo que inspirou o Papa na escolha do nome para o seu pontificado e também foi o primeiro a montar um presépio. O cardeal Angelo Comastri, num ato simbólico, acendeu a "luz da paz" em nome do Papa Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário