A quaresma é um tempo propício de conversão. Mas quando ela começa?
E ai galera, paz e bem!
Ontem na minha casa surgiu uma pergunta: quando começa a quaresma? Quarta-feira de Cinzas ou no Primeiro Domingo da Quaresma? E quando termina? Domingo de Ramos ou Quinta-feira Santa? Diante desta pergunta, fiz uma pesquisa simples e trago pra você a resposta.
O que é quaresma? A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.
Quando começa e quando termina a quaresma? De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI aprovando o Novo Calendário Romano Geral, pág. 28, ao tempo da quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive – Diretório da Liturgia – CNBB) da Semana Santa.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. (fonte: ACI digital)
Quero terminar com um trecho de um dos Sermões de São Pedro Crisólogo: “Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virude. São elas: a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe.“
Uma santa quaresma para todos.
Deus abençoe,
Tamo junto!
Emanuel Stênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário